Saúde na gravidez: o que a grávida pode comer fora de casa?

Que bom seria se a gestante pudesse comer somente pratos feitos em casa seguindo todas as orientações do seu médico quanto ao modo de preparo, sabendo da procedência dos alimentos e condições ideais de armazenamento.

Mas a realidade é bem outra, mesmo porque a grávida muitas vezes precisa trabalhar fora e manter o convívio social com os colegas, amigos e a família, ou seja, não pode ficar isolada do mundo e vez ou outra, inevitavelmente, terá que fazer refeições fora de casa, em restaurantes, padarias, na casa de amigos, em festas e confraternizações.



O que difere uma alimentação feita em casa de uma feita fora de casa é justamente o cuidado redobrado que se deve ter quando se está em um ambiente em que os alimentos foram preparados por terceiros e não se tem acesso total sobre os ingredientes que foram utilizados para o preparo.

Nessas situações, recomenda-se perguntar aos amigos, familiares e até mesmo aos garçons nos restaurantes sobre os ingredientes utilizados em cada prato, a fim de proteger a si mesmo e ao bebê de possíveis contaminações. Afinal, o que você menos quer é por em risco a sua saúde a do bebê, não é mesmo?

Para que você possa fazer refeições saudáveis durante a gestação fora de casa é preciso estar atenta a alguns detalhes. Confira!

Comendo em restaurantes, na casa de amigos e familiares
Dê preferência aos seguintes alimentos:

● Carnes bem cozidas.
● Frango assado.
● Peixes grelhados e assados.
● Molho de salada não industrializado.
● Salada de maionese somente fresca (melhor evitar em restaurantes).
● Ovos cozidos.
● Molhos que não contenham em sua composição ovos crus. O molho à carbonara contem ovos crus, por exemplo.
● Folhas verdes, legumes e verduras.
● Sobremesas levadas ao forno.




● Salada de frutas (se preparada na hora).
● Água e sucos naturais.
● Chá de hortelã, erva doce ou camomila.
● Café sempre com moderação.
● Pastéis e salgadinhos de festa assados são os mais indicados. A fritura deve ser evitada.

Comendo no caminho
Dê preferência aos seguintes alimentos:
● Frutas da sua preferência.
● Barra de cereais.
● Castanhas.
● Lanches frescos.
Alimentos que devem ser evitados:
● Peixes crus, tais como: atum, sushi, ceviche e shashimi
● Carpaccio (pois é feito com carne crua).
● Carnes mal passadas.
● Molhos e sobremesas preparados com ovo cru.
● Alimentos vendidos em barraquinha e feiras
● Patês e maioneses expostos a temperatura ambiente por algum tempo.
Queijos com fungos, como roquefort, camembert, brie e gorgonzola. 

Se você seguir direitinho a recomendação do seu médico, terá uma alimentação equilibrada e saudável durante toda a gestação.
Aproveite um dos maiores prazeres da vida que é comer e viva a sua gestação de forma responsável e saudável!




 
 
 
 
 



 

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