Gravidez mês a mês - Terceiro mês

Gravidez mês a mês - Terceiro mês

O terceiro mês de gravidez compreende a 9ª semana até a 12ª semana de gestação.
Entrando no terceiro mês já é possível chamar o embrião de feto, finalmente.
No fim desse mês acaba a fase mais delicada da gravidez e é possível que os papais e mamães possam aproveitar melhor esse momento especial.
A mamãe começará a ficar mais disposta e pronta para começar o enxoval e a preparar o quarto do bebê.


DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ


Até o fim do terceiro mês, o feto estará do tamanho de um limão, com cerca de 5,5cm, do topo da cabeça até o bumbum e pesando no máximo algo em torno de 15g.



 

O corpo do bebê já está praticamente todo desenvolvido e somente a cabeça que é ainda desproporcional em relação ao corpo. Os olhos que estavam na lateral da cabeça começam a se aproximar e os ouvidos já estão no lugar certo, que já passam a ouvir as batidas do coração da mamãe. As mãos estão formadas e começam a crescer as unhas dos pés.
 
O bebê já mexe os braços e pernas e faz o movimento de sucção com a boca, engolindo e expelindo o líquido amniótico. Ele já consegue ter reflexos, pois se algo encosta em sua mãozinha, ele mexe, assim como nos seus pés.




 

COMO ESTÁ O CORPO DA MAMÃE


Agora você começa a perceber que suas calças favoritas já não lhe cabem mais. A barriga começa a ficar mais proeminente para algumas grávidas e também começa a endurecer. Com a barriga crescendo cada vez mais e mais, é a hora de começar a passar hidratante para prevenção de estrias. Converse com seu médico.
 


Você perceberá que começará a ganhar uns quilinhos a mais e o aconselhável é aumentar seu peso no máximo de 1kg a 1,5kg por mês.
No fim do terceiro mês, os enjôos começam a parar de dar as caras e você já estará muito mais disposta e feliz.
A vontade de fazer xixi já diminuiu um pouco, mas caso sinta alguma queimação ou dor ao urinar, procure seu médico, pois a chance é grande de pegar uma infecção urinária no desenvolvimento da gravidez.
 

EXAMES ESPECÍFICOS


Na 8ª semana de gravidez já é possível fazer um exame para saber com 99,9% de certeza o sexo do bebê, mas muitos médicos aconselham a fazer esse exame somente na 12º semana. E como é um exame caro e o convênio não cobre, é possível saber o sexo do bebê pelo método clássico, no ultrassom de primeiro trimestre, mas nunca há 100% de certeza.



 
Entre a 11ª e a 14ª semana é aconselhável fazer esse ultrassom morfológico de primeiro trimestre. Esse exame verifica o sexo do bebê, além de analisar o fluxo do cordão umbilical e das artérias uterinas e detectar doenças cromossômicas como a Síndrome de Down, através da translucência nucal e também do osso do nariz.
 

CUIDADOS ESPECÍFICOS

Faça caminhadas para que você consiga carregar seu barrigão mais para frente sem muito esforço.
Ao fim do terceiro mês de gravidez, veja com seu médico se você ainda precisará tomar o ácido fólico. Alguns médicos dizem para parar quando entram no quarto mês, já outros pedem para tomar mais um pouco. Veja com ele e não interrompa ou comece um novo remédio sem o consentimento do seu médico.
Continue tomando o iodo e a vitamina D até o fim da gravidez.
Pode ser que seu médico lhe receita no fim do terceiro mês, suplementos vitamínicos que contenham ômega 3 e ferro, sendo que este último pode deixar as mamães mais enjoadas do que comumente já estão, por isso é aconselhável prescrever o ferro depois do terceiro mês de gravidez.
Não faça nenhum tratamento estético durante todas as etapas da gravidez, para garantir a boa formação e saúde do seu bebê.

DICAS DE ALIMENTAÇÃO

Agora que seu bebê já está mais desenvolvido, ele precisará de todos os nutrientes e vitaminas para que se desenvolva bem até o fim da gravidez.
Alimente-se, como já comentamos nos meses anteriores, com legumes, frutas e verduras variadas, além de cereais integrais e proteínas.
Se você é vegetariana ou raramente come carne, não deixe de comer proteínas como arroz e feijão, além de ovos e produtos lácteos.



 
Outro nutriente importante é a ingestão de cálcio, que pode ser feita através de leite e seus derivados, como iogurte e queijos curados preferencialmente e também em folhas escuras como o agrião, espinafre e brócolis e em sardinhas e amêndoas, só que em menor quantidade.
Coma, ainda nessa fase, pequenas porções de 3h em 3h, tenha uma alimentação balanceada e tome bastante água.

Agora sim vocês, mamães e papais vão poder aproveitar cada vez mais essa etapa tão importante na vida de vocês. Fazer o pré-natal e seguir todas as recomendações é o melhor que vocês podem fazer agora pelos seus bebês!



 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário

Preencha o campo abaixo com seu e-mail para receber uma nova senha
Enviar
Para alterar seu e-mail, preencha corretamente os campos abaixo e clique em enviar
Enviar
X
Agradecemos a sua compra: