Gravidez mês a mês - Sétimo mês

Gravidez mês a mês - Sétimo mês

O sétimo mês de gravidez compreende a 25ª semana até a 28ª semana de gestação.

A gestação está na reta final, já no terceiro trimestre da gravidez. A mamãe se sentirá mais cansada e o papai cada vez mais ansioso pela chegada do bebê.

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

Até o fim do sétimo mês, o feto terá o peso de um repolho roxo, com cerca de 38cm no total, do topo da cabeça até o calcanhar e pesando algo em torno de 1kg.
 


O bebê continua ainda a ganhar peso e gordura até o fim da gestação. Ele reage a estímulos sonoros e visuais, ou seja, ele percebe sons altos e claridade, já que seus olhinhos já se abrem.

O pulmão está quase completo, portanto se fosse necessário fazer um parto agora, o bebê já estaria mais pronto para respirar fora da barriga da mamãe, mas melhor esperar chegar a hora certa. Assim como também ele já consegue regular a temperatura do corpo e está quase pronto para ser apresentado ao mundo.
 


Ele se mexe bastante e é possível ver um pezinho ou uma mãozinha na pele esticada da barriga da mamãe. Ele já pode estar com a cabeça voltada para baixo, já em posição de parto.
Continue conversando com seu bebê, pois ele já sabe distinguir sua voz e a do papai também, assim como músicas, por isso, coloque alguma música que seja do seu agrado, para que o bebê possa ouvir.

COMO ESTÁ O CORPO DA MAMÃE

Chegou o terceiro semestre de gravidez. Época em que ficará mais cansada e as alterações hormonais estão a mil por hora.


 
A mamãe consegue sentir os movimentos do bebê tanto por dentro quanto por fora, na barriga.

Como o corpo da mamãe já está se preparando para o parto, é normal que sinta algumas contrações, chamado de contrações de Braxton Hicks. Mas se houver pelo menos 5 contrações em menos de uma hora, converse com seu médico.

Como a barriga está crescendo, muitas mamães perdem o equilíbrio facilmente, pois o centro de gravidade ficará alterado, então preste bastante atenção por onde pisa, pois todo cuidado é pouco.

Você ainda pode sentir que suas pernas e pés estão inchados e também que seu rosto, nariz e mãos também poderão estar. Caso esses inchaços continuem por mais de 24 horas, converse com seu médico.

EXAMES ESPECÍFICOS

Entre a 28ª e 30ª semanas, seu médico poderá pedir para que faça o exame de sangue para saber se a mamãe está com diabetes.
 


CUIDADOS ESPECÍFICOS

Descanse o quanto puder, já que seu corpo está trabalhando por dois.

Continue a passar cremes para estrias, utilizar meias de compressão para prevenir varizes e fazer atividades físicas, sempre com consentimento do seu médico.

As mamães e os papais podem fazer curso de preparação para a maternidade e também para o parto. Se informe com seu médico.
 


Chegado o terceiro trimestre, você deverá visitar seu médico quinzenalmente, para saber se tudo está bem.

DICAS DE ALIMENTAÇÃO

Continue se alimentando de acordo com uma dieta balanceada e variada, com frutas, verduras, legumes, grãos, cereais e proteínas. E continue a beber bastante água.

As mamães podem aumentar em 250g seu peso por semana nesse mês, pois o bebê está crescendo cada vez mais.
 

Cuidado ao comer carnes e peixes crus. Dê preferência para alimentos cozidos, sejam eles carnes ou legumes. Caso for comer alguma verdura ou legume cru, lave bem antes de comer e caso for requentar uma comida, certifique-se de esquentar bem. Lave bem suas mãos no reparo das refeições e sempre antes de sentar-se a mesa.
 
 
Continue com todas as recomendações do seu médico, faça o pré-natal, descanse bastante nessa reta final e aproveite!
 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário

Preencha o campo abaixo com seu e-mail para receber uma nova senha
Enviar
Para alterar seu e-mail, preencha corretamente os campos abaixo e clique em enviar
Enviar
X
Agradecemos a sua compra: