Gravidez mês a mês - Segundo mês

Gravidez mês a mês - Segundo mês


O segundo mês de gravidez compreende a 5ª semana até a 8ª semana de gestação.
 Um misto de felicidade e insegurança pelo novo fará parte de suas vidas, a partir de agora.


 
Cuidados específicos ainda são fundamentais nessa fase, pois estamos falando ainda do 1º trimestre de gestação, que é sempre o mais complicado, pois podem ocorrer abortos espontâneos, então estejam preparados para tudo o que possa acontecer, tanto bom quanto ruins.
Mamãe aproveite o máximo que puder, pois por mais que você tenha os sintomas chatinhos como enjoo e cansaço, o tempo passa rápido e você nem perceberá e quando for ver já será tarde.

 
DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ


Até o fim do segundo mês, o embrião estará do tamanho de uma uva moscatel, com cerca de 4cm e pesando 5g.



 
Aqui o desenvolvimento do embrião é impressionante. Todos os órgãos e sistemas dele estão sendo formados. O rosto começa a ser definido: boca, língua, olhos, fossas nasais e ouvidos, assim como os órgãos internos. O pulmão começa a desenvolver e o coração já está batendo a mil.

O cérebro está sendo formado em uma extremidade do corpo e no restante formam-se o tronco e o início dos braços e pernas.
É nesse período também que se forma o cordão umbilical, tão importante para nutrir o bebê com oxigênio e nutrientes.




Com todo esse desenvolvimento acontecendo, se algo der errado, a mamãe e o papai precisam estar preparados, pois pode ocorre o risco de haver um aborto espontâneo. Até o fim do terceiro mês, a gravidez ainda é considerada a mais problemática nesse sentido. Por isso todo cuidado é necessário.

 
COMO ESTÁ O CORPO DA MAMÃE


Esse é o mês em que as mamães, se ainda não confirmaram a gravidez, já começam a sentir que tem algo diferente, porque já houve o atraso menstrual e todos os sintomas de gravidez de primeiro trimestre estão surgindo:
-enjôo;
- sono, cansaço e tontura;
- mamas sensíveis e bicos mais escuros;
- cólica e inchaço abdominal;
- aumento da freqüência urinária;
- alterações no olfato e paladar;



Mas existem mamães que não tem o ciclo menstrual regular e nem sabem ainda que estão grávidas, mas não é tão comum.
E não há nenhuma barriguinha aparecendo ainda, mas pode ser que você se sinta um pouco inchada e as calças comecem a não fechar, além de as mamas ficarem maiores, mas isso depende de cada mamãe.
 

EXAMES ESPECÍFICOS


É aqui que o pré-natal precisa começar, sem adiamentos.
Se você ainda não tem nenhuma obstetra, procure urgentemente uma, mas se já tem, marque uma consulta e tire todas as suas dúvidas. O período do pré-natal é muito importante para garantir a saúde do seu bebê.

Nessa primeira consulta, ela pedirá uma bateria de exames, para saber se você está saudável ou com algum problema para que possa ser contornado, de modo a não causar nenhum problema ao seu bebê, como: hemograma completo, glicemia, sistema ABO e fator Rh, HIV e VDRL, toxoplasmose e rubéola, hepatite B e C, citomegalovírus, urina e fezes ferro, cálcio, vitamina D e o ultrassom.
 

CUIDADOS ESPECÍFICOS


Como esse é o mês em que as grávidas começam a sentir mais enjôos e caso venha a te incomodar bastante, melhor conversar com sua médica para que ela possa receitar algum remédio para aliviar os sintomas. Não tome nenhum remédio sem recomendação médica.
Continue tomando o ácido fólico, que será imprescindível até o fim do terceiro mês de gravidez.

Caso nos exames apareça a falta de ferro, cálcio ou vitamina D, a médica prescreverá o consumo desses componentes.
O consumo de iodo na gestação também é super importante, pois sua falta compromete o desenvolvimento fetal e o QI dos bebês.



Faça leves caminhadas para aumentar sua disposição que não estará das melhores.
Se você tem gato, deixe para que outra pessoa recolha suas fezes, pois se ele está acostumado a sair na rua, por mais que seu gato não tenha a toxoplasmose, ele pode pegar de outro gato, quando for dar os seus passeios.

 
DICAS DE ALIMENTAÇÃO

- como agora os enjoos matinais aparecerão praticamente, ou senão, todos os dias, antes mesmo de sair da cama, coma uma bolacha água e sal, para melhorar a azia e o enjoo.
- tenha uma alimentação saudável, com variedade de frutas, verduras e legumes e dê preferência para grãos e cereais integrais, para garantir mais saciedade e para fazer o intestino funcionar melhor, que normalmente fica mais preguiçoso na gravidez.
- Coma de 3h em 3h, de preferência pequenas porções durante o dia.
- cuidado ao ingerir qualquer tipo de carne crua, pois são fonte de infecção por toxoplasmose.
- lave e esterilize frutas, verduras e legumes, principalmente se for comê-las cruas, por conta da toxoplasmose, doença que pode levar a um aborto espontâneo e também mau formação cerebral.


 
Aproveite cada minuto dessa nova fase com a sua barriga e o seu parceiro, pois essa época passa muito rápido. Uma dica bem legal é tirar a foto da sua barriga mês a mês para depois colocar em um porta-retrato e poderem ver a diferença do tamanho da barriga conforme os meses vão passando e conferir todas as etapas da gravidez. Será um momento muito divertido não só para vocês, papais e mamães, mas também para toda a família!
 
 
 



 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário

Preencha o campo abaixo com seu e-mail para receber uma nova senha
Enviar
Para alterar seu e-mail, preencha corretamente os campos abaixo e clique em enviar
Enviar
X
Agradecemos a sua compra: