Gravidez mês a mês - Quinto mês

Gravidez mês a mês - Quinto mês

O quinto mês de gravidez compreende a 18ª semana até a 21ª semana de gestação.

O bebê, nessa fase, já está completamente formado e se até aqui ele adquiriu no máximo 300g, mais para frente estará com 3kg a mais. E daqui para frente, o bebê estará com força total para se desenvolver e se preparar para conhecer sua família.

Agora os papais podem começar a preparar o enxoval e o quarto do bebê e aproveitar bastante essa fase.

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

Até o fim do quinto mês, o feto estará do tamanho de um pepino, com cerca de 27cm no total, do topo da cabeça até o calcanhar e pesando algo em torno de 360g.


 

Este mês o bebê já estará com a cabeça proporcional ao tronco e apesar de só começar a respirar mesmo quando nascer, já está treinando o funcionamento da caixa torácica. 
As impressões digitais já estão formadas e é possível saber o sexo do bebê por uma ecografia. 
 


E olha só que incrível! O bebê já consegue escutar sua voz. Converse bastante com ele, para criar cada vez mais vínculos. Além de escutar, o bebê já reage a estímulos luminosos, mas ainda não abre os olhos, o que acontecerá só no 7º mês de gestação.
Os movimentos do bebê que antes eram reflexivos se tornam intencionais. Ele move mãos e pés, dá cambalhotas e leva a mão à boca. Começa a formar uma camada de pelos finos na pele e sobrancelhas.

COMO ESTÁ O CORPO DA MAMÃE

Agora no quinto mês a barriga da mamãe já está grandinha e redondinha e é impossível alguém ver e não saber que está grávida. 


 
Ao chegar na 20ª semana de gestação, a mamãe já atingiu a metade do tempo de gravidez e agora já pode começar a preparar com mais avidez o quarto e o enxoval do bebê porque ainda não está tão pesada e os sintomas como enjôos e cansaço já praticamente cessaram.

Você começará a sentir o bebê se mexendo, o útero ficará mais largo e começará a notar diferença nos seus cabelos e unhas.

O fim do quinto mês de gravidez é a época em que as mamães se sentem melhores e mais felizes. Aproveite bastante essa fase, pois o terceiro trimestre está chegando e trará desconfortos por conta do tamanho e peso da barriga.

EXAMES ESPECÍFICOS

Na 20º semana será solicitado para que se faça o ultrassom de segundo trimestre e assim será possível saber com mais certeza o sexo do bebê e saber se está tudo bem com ele.


 
Existem médicos que pedem que se faça um ultrassom por mês, já outros, só um por trimestre. Converse com seu médico, pois cada um pensa de uma forma.

CUIDADOS ESPECÍFICOS

Se os papais quiserem, podem fazer um curso de gestante, amamentação e primeiros socorros, para ajudar nessa nova fase, sem experiência nenhuma. É bom que o papai esteja presente em todas as etapas da gravidez, porque a mulher estará bem mais sensível por conta dos hormônios.

Nessa fase acontecem os inchaços nas pernas e pés. Descanse o máximo que puder, deixe os pés para o alto e utilize meias elásticas para aliviar inchaços e cãibras, que surgirão com mais freqüência. E por conta dos inchaços, melhor abandonar os saltos.

Se possível, faça drenagem linfática ou massagem para diminuir esses inchaços. Além das dores nas pernas, sentirá também dores nas costas e lombar, por conta do peso novo adquirido. Tente fazer atividades físicas leves para ter mais disposição e força, com natação caminhada, pilates ou ioga.


 

DICAS DE ALIMENTAÇÃO

O aumento de peso continua e agora mais do que nunca, porque o bebê está crescendo. 

Continue se alimentando de forma saudável e dê preferência para carnes brancas, como o frango e o peixe. Beba bastante água, cerca de 1,5 litros por dia para evitar a desidratação e também os inchaços. 

Muitas grávidas não conseguem mais beber água por conta do sabor e uma outra forma de ingeri-la é colocar rodelas de limão ou laranja na água ou pedaços de alguma outra fruta de sua preferência e fazer uma água saborizada ou ainda pode colocar folhas de hortelã ou alguma erva aromática que goste, para que a água não fique tão sem graça para seu paladar.

Toma bastante leite e derivados dele, como o queijo, mas dê preferência para os menos gordurosos e com menos sódio, como a mussarela de búfala, a ricota ou o cottage.


 
E agora que o bebê consegue distinguir os sabores dos alimentos, é uma boa hora, se ainda não começou, para introduzir alimentos saudáveis e variados. 

Entre a 17ª e 18ª semana, é necessário ingerir flúor para o desenvolvimento dos dentes do bebê e está presente na água mineral, nos peixes e em frutas e vegetais como maçã, espinafres e aspargos.

Aproveite cada dica que passamos e continue fazendo o pré-natal para garantir a saúde da mamãe e do bebê!!

 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário

Preencha o campo abaixo com seu e-mail para receber uma nova senha
Enviar
Para alterar seu e-mail, preencha corretamente os campos abaixo e clique em enviar
Enviar
X
Agradecemos a sua compra: