Gravidez mês a mês - Quarto mês

Gravidez mês a mês - Quarto mês

O quarto mês de gravidez compreende a 13ª semana até a 17ª semana de gestação.

Agora se inicia o segundo trimestre. Esse mês já começará a ser mais tranquilo para os papais, pois o risco de algum aborto espontâneo diminui drasticamente. Agora vai ser possível aproveitar e curtir esse momento tão maravilhoso que é a gravidez e contar para todos os amigos e familiares, sem medo.


 
As mamães vão se sentir mais animadas e sintomas como enjoo e cansaço terão passado. Aproveite agora para começar a ver o enxoval do seu bebê.


DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

Até o fim do quarto mês, o feto estará do tamanho de um limão, com cerca de 13cm, do topo da cabeça até o bumbum e pesando no máximo algo em torno de 140g.

 


Todas as estruturas do bebê que eram mais críticas já foram desenvolvidas e ele agora chuta e ouve vozes com facilidade. A placenta está completamente formada. O estômago já produz suco gástrico e os rins produzem xixi, que é formado pelo líquido amniótico que o bebê engole dentro da barriga da mãe.


 
O rostinho começa a ficar mais definido e s cabelinhos começam a apontar. Ele se mexe bastante na barriga da mamãe, mas como é muito pequenininho, não é possível sentir ainda. Algumas mães até dizem que sentem algo como bolhas no estômago, mas nada comprovado que possa ser o bebê se mexendo.

COMO ESTÁ O CORPO DA MAMÃE

É no quarto mês que as pessoas começam a notar uma pontinha de barriga aparecendo. Algumas pessoas ainda podem achar que você engordou, porque começou a perder cintura, mas para quem entende um pouco mais, vai saber que a mamãe está grávida.


 
Continue controlando seu peso de modo a não aumentar mais que 1,5kg esse mês. Mas não se prive de comer. Escolha alimentos saudáveis e pratique atividade física que o seu peso estará controlado automaticamente. 

As mamães já não sentem mais enjôos e nenhum sintoma do primeiro trimestre. Estarão muito mais dispostas e com o apetite do tamanho do mundo. Terá mais vontade de comer doces por conta dos hormônios e claro que comer um pedaço para matar a vontade não fará mal nenhum. Coma com moderação e continue comendo alimentos saudáveis.

Além da barriga que está crescendo, as pernas começarão a ficar inchadas e podem surgir varizes, já que a circulação fica mais lenta, pois o útero faz peso nas artérias e veias. Deixe suas pernas no alto para diminuir esse inchaço.
 

EXAMES ESPECÍFICOS

O ultrassom morfológico de primeiro trimestre precisa ser feito entre a 11ª e 14ª semana de gestação. Claro que com a sua ansiedade maior que o mundo, você já vai ter feito no terceiro mês de gravidez e até de repente já sabe o sexo do bebê. Disso depende um bom médico, ótimos aparelhos e uma ajudinha do bebê também, pois dependendo da posição, fica meio difícil saber. Esse ultrassom detecta principalmente alguma doença cromossômica como a Síndrome de Down, além de verificar se todos os órgãos do bebê e da mãe estão ok.

 

Talvez seu médico recomende, além do ultrassom, fazer o exame chamado amniocentese ou exame de alfa-proteína (AFP), para saber se há algum problema como tubo neural. Esse exame é feito entre a 16ª e 18ª semana de gestação.

CUIDADOS ESPECÍFICOS

Agora a mamãe já está mais tranquila com a gravidez e o médico vai liberar para fazer caminhadas leves, natação ou hidroginástica. O ideal é não ficar parada, para não sofrer mais lá na frente, quando a barriga estiver maior e poder ter disposição para andar.
As estrias na barriga e nos seios podem começar a aparecer. Cuide bem da sua pele, passando um creme hidratante específico ou óleo de amêndoas diariamente.


 
Cuide da pele do seu rosto passando filtro solar toda vez que sair. Mesmo que não tenha sol ou o dia esteja frio, passe o filtro solar, pois mesmo assim há incidência solar e raios ultravioletas, que pode causar melasmas – manchas mais escuras – no seu rosto, que serão difíceis de sumir.

Verifique a necessidade de tomar suplemento de ferro com seu médico.

DICAS DE ALIMENTAÇÃO

Continue com uma alimentação saudável, rica em nutrientes e ingira mais laranja, que é fonte de vitamina C, que ajuda na prevenção de anemia e fadiga. E como é rica e fibras, ajudará no bom funcionamento do intestino.



 
Beba bastante água ou suco natural, mas nunca nas refeições, para não se sentir cheia e causar uma possível azia.

Aproveitem agora cada etapa da gravidez daqui pra frente, pois passa muito rápido! Registrem com fotos para guardarem de recordação e se cuidem sempre!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário

Preencha o campo abaixo com seu e-mail para receber uma nova senha
Enviar
Para alterar seu e-mail, preencha corretamente os campos abaixo e clique em enviar
Enviar
X
Agradecemos a sua compra: