Gravidez mês a mês - primeiro mês

Gravidez mês a mês - primeiro mês

O primeiro mês de gravidez compreende a 1ª semana até a 4ª semana de gestação.
O início da gravidez começa a ser contado a partir do primeiro dia da última menstruação, ou seja, na verdade, o embrião terá 2 semanas a menos que a idade da gravidez, chamada mais comumente de idade gestacional. Mas por que é diferente?

Em um ciclo menstrual de 28 dias, a concepção acontece no meio do ciclo, ou seja, nesse caso por volta do dia 14: na primeira semana, do dia 01 ao dia 07 acontece a ovulação e do dia 07 ao dia 14, o espermatozoide fecunda o óvulo, por isso a diferença da idade do embrião com a da idade gestacional. Mas caso seu ciclo não seja regular ou não se lembrar do primeiro dia da sua última menstruação, o ultrassom indicará sua idade gestacional.

Nesse primeiro mês, a maioria das mamães nem sabe ainda que está grávida, pois o sinal mais relevante para uma possível gravidez é o atraso menstrual.
 
DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ
Até o fim do primeiro mês, o embrião estará do tamanho de uma semente de papoula, com cerca de 0,6cm e pesando 1g.



O embrião, como ainda é chamado, (o bebê só será considerado um feto quando completar 8 semanas de gravidez, ou seja, quando estiver no 2º mês de gestação) se parece com uma vírgula e é composto por três camadas de células, que formarão o feto mais para frente:

- ectoderme: células que darão origem ao cérebro, sistema nervoso, pele e cabelo.
- mesoderme: células que darão origem ao esqueleto, músculos, sistema circulatório e rins.
- endoderme: células que darão origem ao sistema digestivo, pulmões e outros órgãos internos.

No fim do terceiro mês, o coração que ainda é um tubo cardíaco, começa a bater desordenadamente.



O embrião vive no líquido amniótico e o corpo da mamãe começa a criar tudo o que for necessário para a sobrevivência dele, como a placenta, a cavidade amniótica, o saco vitelino, o tampão mucoso e intensa produção hormonal.
 
COMO ESTÁ O CORPO DA MAMÃE

Nada de anormal acontece. Algumas mamães já começam a sentir os sintomas mais comuns do 1º trimestre da gravidez, mas são facilmente enganadas com os sintomas do período pré-menstrual, que são praticamente os mesmos: cólicas, cansaço e dor nos seios são alguns exemplos.
Não há nenhuma barriguinha aparecendo ainda.
 
EXAMES ESPECÍFICOS

Como ainda muitas mulheres não sabem que estão grávidas, não terão feito ainda uma consulta de pré-natal e, portanto, não será feito nenhum ultrassom, mas se a gravidez é programada, pode ser que a mamãe queira fazer um teste de farmácia ou de sangue, para ter uma resposta mais conclusiva.

O problema dos testes de farmácia e até os de sangue nesse período é que a quantidade do hormônio Hcg é muito pequena no sangue e quem dirá na urina. Então, o que muitos ginecologistas e obstetras pedem é que esses exames sejam feitos com pelo menos cinco dias depois do atraso menstrual, para não haver como resultado um falso negativo, já que você pode estar grávida, mas o resultado poderá dar negativo, pois a presença do Hcg ainda é muito pequena. Aguarde a ansiedade!

CUIDADOS ESPECÍFICOS

Se a gravidez é planejada, o seu obstetra pedirá para que tome ácido fólico antes dos três primeiros meses de início das tentativas até o terceiro mês de gravidez. Complemente também com alimentos ricos em ácido fólico.



O ácido fólico reduz os riscos de má formação do tubo neural do embrião em até 70%, ou seja, previne doenças como a espinha bífida, que é quando a medula espinhal não se forma por completo ou até a anencefalia, quando é o cérebro que não se forma por completo.
O tubo neural se forma nas primeiras 4 semanas de gestação e como muita mulheres nem sequer imaginam que estejam grávidas nesse período, se faz necessário o consumo do ácido fólico antes mesmo de engravidar.
Pare de fumar e ingerir bebidas alcoolicas
 
DICAS DE ALIMENTAÇÃO


Não pense que só porque está grávida, você deve comer por dois. Essa é uma crença popular muito antiga e não é válida. Só fará você engordar e talvez nem consuma todas as vitaminas e proteínas de que tanto precisa. O correto é ingerir 300 cal a mais por dia, o que equivale a, só para você ter uma ideia, 2 xícaras de leite desnatado ou 1 xícara de sorvete ou um sanduíche de atum, nada mais que isso.



Siga essas dicas para ter uma gravidez saudável:

- Tomar de 6 a 8 copos de água por dia.
- consumir frutas variadas.
- ter uma alimentação saudável e variada e ingerir grãos, cereais, verduras, legumes e carnes.

Prepare-se, pois daqui para frente você começará a sentir os sintomas do 1º trimestre com mais intensidade. Siga nossas dicas, aproveite todas as etapas da gravidez e aproveite esse momento tão especial!
 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário

Preencha o campo abaixo com seu e-mail para receber uma nova senha
Enviar
Para alterar seu e-mail, preencha corretamente os campos abaixo e clique em enviar
Enviar
X
Agradecemos a sua compra: