Dicas para ter um sono tranquilo na gravidez

Dicas para ter um sono tranquilo na gravidez

Você vai perceber, nos três primeiros meses de gravidez, que anda dormindo bastante e feito uma pedra. Se você ainda não sabe que está grávida, pode até achar que pegou alguma gripe, porque seu corpo está cansado e você só pensa em dormir.
 
O início da gravidez é marcado por muito sono e cansaço, então o primeiro trimestre é a época em que as grávidas mais dormirão melhor, porque depois a barriga começa a crescer juntamente com a ansiedade. No entanto, mesmo que esse primeiro trimestre seja marcado por muito sono, muitas mamães não conseguem dormir por conta de azia, náuseas, câimbras e por aí vai.
Mas existem algumas dicas que poderão deixar seu sono mais tranquilo na gravidez, para que possa relaxar e aproveitar esse momento tão especial e único.

Dicas para ter um sono tranquilo na gravidez

A cafeína não é boa em nenhum momento da gravidez e quem dirá na hora de dormir. Prefira então tomar bebidas mais relaxantes para garantir um sono tranqüilo na gravidez toda, como um chá de camomila ou erva-doce.
Mantenha o quarto fresco, pois as grávidas sentem mais calor que o habitual e deixar o quarto na temperatura ideal ajudará a ter um sono tranqüilo.
Não durma com nenhuma roupa que esteja apertada. Como perdemos muita roupa na gravidez, o ideal é procurar por roupas confortáveis e que não apertem a barriga na hora de dormir.
Além de deixar o quarto mais fresco, deixe o mais escuro possível e livre de barulhos.
Grávidas sentem muitas câimbras e, para evitar, coma bastante banana e derivados do leite. Mas caso ela apareça no meio da noite, não se desespere, alongue e massageie a região.
Nada de ficar vendo TV ou celular na cama. As luzes desses aparelhos te deixarão mais desperta e com o sono mais leve.
Desacelere pelo menos uma hora antes de ir se deitar. Tente deixar os problemas de lado um pouco antes de ir para a cama, fale mais pausadamente e de forma calma. Caso no meio da noite ocorra de você pensar em algo que precisa resolver, deixe um bloco de anotações do lado da sua cama, para que possa anotar algo e depois logo em seguida dormir novamente. Deixe para resolver esse problema ao amanhecer.
Faça exercícios físicos pelo menos 3 horas antes de se deitar, para não ficar agitada.
Não coma e vá se deitar logo em seguida, pois isso só prejudicará sua azia e não te deixará dormir. Jante em até 2 horas antes de se deitar, para fazer a digestão. Mas caso você esteja com azia ainda assim antes de dormir, tome um chá e coma bolacha água e sal para melhorar.
Mesmo respeitando o limite de 2 horas depois de comer para se deitar, não coma nada muito pesado ou gorduroso de noite, para ter um sono tranquilo na gravidez.
Não pense que cochilar fará com que você não durma de noite. O cochilo ajuda muito nessa fase, para que fique mais descansada no restante do dia. Mas é um cochilo de no máximo uma hora, pois se ultrapassar disso correrá o risco de perder o sono de noite sim.
Grávidas tendem a ir muito ao banheiro, então tente não tomar muita água próximo da hora de dormir, para não ter seu sono interrompido por conta da bexiga cheia.
Durma do seu lado esquerdo e de preferência já para o lado que sai da cama, para ser mais fácil de se levantar quando a barriga ficar maior. Dormir do lado esquerdo ajuda no fluxo de sangue e de nutrientes que vão para o bebê, melhora a azia e também faz com que os rins liberem mais facilmente os líquidos desnecessários.
Conforme a barriga for crescendo, você sentirá muitas dores na coluna e lombar e para melhorar essas dores, durma de lado e com um travesseiro por baixo da lateral da barriga, além de deixar um travesseiro entre suas pernas. Ou você ainda pode optar por um travesseiro feito especialmente para grávidas, como este da imagem abaixo:
Para que a ansiedade não atrapalhe seu sono, se informe bastante sobre tudo o que tem medo e o que gera sua ansiedade. Leia livros sobre o assunto e tire todas as suas dúvidas com seu obstetra.
 
Aproveite essas dicas para dormir o máximo que puder, porque depois que seu bebê nascer, será muito mais difícil ter algumas horinhas de sono e que ainda sejam de qualidade!

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