Como não ganhar muito peso na gravidez

Como não ganhar muito peso na gravidez

É só você descobrir que está grávida para que você comece a perceber que suas roupas, principalmente as calças, estão ficando cada vez mais apertadas.
É normal que as futuras mamães ganhem peso do início ao fim da gestação, mas não é necessário comer por dois. Essa crença é muito antiga e não é bem assim que acontece, pois correrá o risco de ganhar muito peso na gravidez, sendo assim mais difícil perder os quilinhos a mais depois que seu bebê nascer.
Então o que fazer para que você não ganhe muito peso na gravidez? Siga nossas dicas e veja como não é difícil:
- a mamãe precisa comer bem e entender que o “comer bem” não é simplesmente comer em dobro, mas sim consumir todos os nutrientes e vitaminas possíveis, além de variar o cardápio, para que o bebê possa receber todo tipo de alimento considerado bom.

 
- uma mamãe saudável deverá ganhar entre 9 a 12kg em todo o período de  gestação. Seria uma média de algo em torno de 1kg por mês, por lembre-se que lá pelo fim do segundo trimestre e o terceiro trimestre inteiro é que o bebê ganhará mais peso e consequentemente você também.
- ingerir algo em torno de 300 calorias a mais por dia já garantirá que seu bebê esteja bem alimentado, assim como você também. Mas sempre converse com seu médico para saber o que deverá comer ou não. Fazer dietas restritivas durante a gestação não fará bem nem para você nem para o bebê.
- logo no início da gravidez, a futura mamãe vai começar a sentir enjôos e por isso precisará comer algo assim que acordar. Pode ser uma bolacha água e sal antes mesmo de sair da cama, para poder aliviar a azia e o enjoo que normalmente aparecem logo de manhã. Não coma nada muito pesado para não piorar as dores no seu estômago e também para não ganhar muito peso na gravidez.

 
- ingira também alimentos ricos em vitamina B, como os cereais integrais, para diminuir o desconforto do enjoo.
- além de uma boa alimentação, é bom que a grávida pratique alguma atividade física moderada para que ela fique mais disposta, não perca o fôlego tão facilmente lá pelo segundo e terceiro trimestre e para não ganhar muito peso na gravidez. Faça uma caminhada leve, yoga ou natação e hidroginástica, por exemplo.

 
- ingira pelo menos 2 litros de água durante a gestação. Esse consumo deve ser mantido por toda a vida.
- não descuide de sua alimentação só porque sua barriguinha já está grande por conta do bebê que está crescendo e pensar que comer um pouco além da conta não aparecerá como gordura na sua barriga. Uma boa alimentação fará bem para o feto e para seu desenvolvimento saudável.

 
- todo cuidado é pouco e você deverá controlar seu ganho de peso para que não adquira uma diabete gestacional, hipertensão ou ainda a pré-eclâmpsia. A obesidade na gestação também pode causar problemas congênitos no bebê.
- coma em um intervalo de 3 em 3 horas e faça algo em torno de 5 refeições SAUDÁVEIS por dia: café-da-manhã, lanche da manhã, almoço, café-da-tarde e jantar. Não deixe passar muito mais que esse tempo para se alimentar, pois você poderá ficar fraca e baixar sua pressão.
- evite o consumo excessivo de alimentos gordurosos, açúcar e sal. Ingira mais frutas, verduras legumes e cereais integrais, que garantem saciedade e assim você não precisará beliscar algo a todo o momento. A grávida fica com uma fome descomunal, mas nem por isso deve comer qualquer coisa e o que der vontade. Alimente-se bem para matar essa fome de leão!

- não deixe de comer carne na gestação, principalmente a vermelha, para não correr o risco de ficar com anemia. Dê preferência para carne vermelha magra, frango e peixe, sempre bem passadas e nunca crua.
- cuidado também com os desejos loucos de comer que você terá. Claro que uma porcaria ou um docinho um dia aqui e outro ali não fará problema nenhum para você e para o bebê e ainda te deixará mais feliz, mas não abuse, pois assim você poderá ganhar muito peso na gestação.
- agora não é hora para querer emagrecer, ainda mais se ganhou mais peso do que devia no início da gestação. Você precisa prover todos os nutrientes para o seu bebê. Já no primeiro mês de gravidez, sem o bebê + a placenta + outro líquidos, além da lactação, você poderá perder algo em torno de 5kg e conforme as semanas vão passando, você perderá mais um pouco. Cuide da sua alimentação também no pós-parto para que você, através do leite materno, possa ainda fornecer nutrientes saudáveis para seu bebê.
Viva intensamente esse período tão gostoso que é a gravidez, mas tenha em mente que você carrega uma vida e que só você, mamãe, poderá oferecer uma variedade de nutrientes e vitaminas que seu bebê precisa, sem que precise ganhar muito peso na gravidez!

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