Alimentação na gravidez: nutrientes essenciais para saúde da mãe e do bebê

Alimentação na gravidez: nutrientes essenciais para saúde da mãe e do bebê

Uma das grandes preocupações da mulher na gravidez é o ganho de peso gestacional. Além disso, surgem nesse período diversas dúvidas sobre alimentação, quais são os nutrientes mais relevantes para prevenir doenças e que podem ajudar na manutenção da saúde da futura mamãe e, claro, do bebê que está a caminho.
Segundo os nutricionistas, não adianta a mulher ter um ganho de peso bacana (dentro do limite esperado) se a oferta de nutrientes absorvidos pelo organismo for pobre. Afinal, o que mais importa é a qualidade da alimentação!

O ganho de peso é inevitável, mas o ganho de peso com saúde é um alívio para muitas mulheres. Para cuidar desse momento tão especial e passar por todas as etapas da gestação com a saúde preservada, falaremos de alguns nutrientes que são essenciais tanto para a gestante quanto para o bebê.
Vamos pensar nesse momento que, durante nove meses, a grávida passa por uma grande transformação e que o bebê passa por uma fase de constante construção. Por isso, a futura mamãe precisa fornecer as melhores matérias-primas para garantir uma vida saudável para ambos.

Confira abaixo os nutrientes indispensáveis para a saúde das gestantes e seus bebês:

Magnésio

O magnésio presente no espinafre, grão de bico, abacate, nozes, couve e semente de girassol, reduz o aparecimento de câimbras (já que ajuda no relaxamento muscular), ajuda a prevenir a hipertensão gestacional e pré-eclampsia.

Colina

A colina está presente no ovo. Ela ajuda no desenvolvimento cerebral fetal e regula a memória e a atenção do bebê.


Cálcio

O cálcio é um mineral muito importante para a formação dos ossos. Ele está presente no leite, ovos, nozes, tofu (queijo de soja), verduras verdes, gergelim, algas, amêndoas e no feijão.

Ácido fólico

O ácido fólico é uma vitamina essencial na gestação, sua necessidade fica aumentada em função da rápida divisão celular, desenvolvimento fetal e fechamento do tubo neural. Suas principais fontes são: verduras, folhas verdes, carnes, feijão, ervilha, lentilha, gema de ovo e laranja. Inclusive, o ácido fólico é indicado para começar a ser consumido pelo menos 3 meses antes da gravidez.

Iodo

O iodo tem um papel importante na maturação do sistema nervoso central durante a gravidez, assim como na lactação. Ele é importante para o crescimento e desenvolvimento dos órgãos dos bebês. São fontes ricas em iodo: frutos do mar, vagem, algas e agrião.
Apenas fique atenta com a qualidade dos frutos do mar consumidos para não ter nenhuma alergia ou intoxicação.

Vitamina D

A vitamina D é excelente para aumentar a imunidade materna. Atua na formação dos ossos do bebê e ajuda na prevenção de pré-eclampsia, diabetes gestacional, raquitismo e parto prematuro. Por isso é fundamental manter os níveis adequados ao longo de toda a gestação, através de alimentação adequada, exposição ao sol e suplementação.

Ômega 3

O ômega 3 é um ácido graxo essencial, mas não é produzido pelo nosso organismo. Também é de extrema importância no desenvolvimento cerebral e tem papel importante na memória, aprendizado e elevação de QI. É um grande auxiliar na prevenção de depressão pós-parto. Fontes de gorduras boas: atum, sardinha, salmão, chia, nozes e linhaça são interessantes para a alimentação materna.


Frutas cítricas

As frutas cítricas têm altas concentrações de ácido cítrico, flavonóides e vitamina C. São importantes fontes de antioxidantes e ajudam no fortalecimento do sistema imunológico contra resfriados, gripes e infecções, além de aumentar a absorção do ferro pelo organismo.

Ferro

O ferro é um bom aliado na prevenção da anemia, que costuma ser frequente na gravidez. Os vegetais verdes escuros são ricos desse mineral, sendo a couve o vegetal que mais contém esse nutriente.

Agora que você já sabe a importância de certos nutrientes para saúde gestacional e fetal, não tem mais desculpa, é hora mesmo de cuidar da sua alimentação na gravidez!

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